Colégio e Curso Antoine Laurent Lavoisier

O Lavoisier é uma instituição de ensino séria e competente que se edifica a 15 anos em Cruz das Almas. Essa qualidade é conferida no cotidiano do pré-vestibular e da escola através de uma metodologia inovadora, de profissionais qualificados e comprometidos com suas práticas pedagógicas e dos resultados aferidos nos estudantes, que a cada etapa de sua formação, expressam seu desenvolvimento critico e intelectual. Cada estudante é valorizado em seu potencial e isso transforma os alunos Lavoisier numa referência para toda a região.

O Colégio adota uma filosofia que visa o desenvolvimento integral do ser humano, procurando a formação do espírito científico, incentivando a investigação e preparando-o para uma participação crítica, criativa, consciente e ética na sociedade. Temos consciência de que somente uma educação baseada em princípios éticos, com limites, bem definidos, que se processe através do exemplo, do diálogo e da compreensão, será bem sucedida.

Proposta Pedagógica

Em todos os níveis de ensino, nossa proposta é clara (Sociointeracionismo), baseada nos princípios de Seriedade, Competência, Consciência e Dedicação, que são vivenciados pelo aluno no dia-a-dia escolar. Segundo o pensador russo Lev Vygotsky (1896-1934), é por meio do convívio com o outro que o homem se constitui. "Se alguém cresce isolado da sociedade, não desenvolve características básicas do ser humano" .Projetos pedagógicos consistentes e atualizados têm como fundamento desenvolver o senso crítico, a curiosidade, a criatividade, a solidariedade, o respeito, a responsabilidade e a expressão de idéias. O Colégio e Curso A. L. Lavoisier acredita que tem o dom de ajudar a melhorar a vida de cada um, através da conscientização de que cada um é capaz e que, com esforço e determinação, podemos construir uma nova e bem sucedida história e de melhorar o mundo para todos.

A proposta pedagógica do Colégio e Curso A. L. Lavoisier, é buscar a formação integral dos alunos. Contando com aulas nos dois turnos, o aluno aprende a "ser" por meio das relações interpessoais; a "fazer" ao enfrentar desafios; a "aprender" ao estabelecer relações entre vivências empíricas e o saber científico construído no dia-a-dia da escola.

Objetivos

• Proporcionar aos educandos o domínio dos conhecimentos filosóficos, científicos e tecnológicos, com competência, que os capacitem para a vida profissional, social e familiar;
  • Promover a reflexão crítica diante dos acontecimentos da própria vida, da sociedade e dos meios de comunicação social;
  • Repudiar qualquer tratamento desigual de gênero, racial, econômico, cultural, político, religioso etc;
  • Valorizar a natureza levando todos os membros da comunidade educativa ao hábito de usá-la sem destruí-la resgatando a dignidade do planeta;
  • Participar de todos os setores da comunidade educativa, de modo a ser sinal de práticas democráticas inviabilizando, no espaço da escola, as condições que produzem o autoritarismo;
  • Promover a auto-estima dos educandos de modo a valorizar-se como ser criado à imagem e à semelhança de Deus para a felicidade;
  • Criar oportunidades para manifestações culturais, sejam regionais, nacionais ou internacionais, sem homogeneizar a visão de mundo das diferentes camadas sociais;
  • Oferecer condições para que a comunidade se aproprie dos conhecimentos acumulados pela humanidade, dos processos de produção do conhecimento e para a socialização das informações em todos os níveis.

Com qual frequência você lê livros?